top of page

BLOG ALPERMAN

Performance além do Resultado: desempenho de uma organização está intrinsicamente ligado ao desempenho das pessoas seja em nível individual, coletivo ou colaborativo




Lendo - Performance além do Resultado - Desempenho de uma organização está intrinsicamente


Você, como líder, executivo ou dono de uma empresa, certamente busca melhores resultados para os seus negócios. A performance do seu time é crucial para alcançar esses resultados desejados. No entanto, pode surgir a pergunta: será que o time está realmente conseguindo entregar o máximo de sua performance?


A reflexão sobre a performance não se limita apenas a questionar os resultados atuais, mas também compreender se o que está sendo entregue representa uma superação em relação aos últimos desempenhos. Mesmo que os resultados ainda não atendam plenamente às suas expectativas, é fundamental reconhecer o esforço e a dedicação do time.


Quando estabelecemos expectativas de resultados, é imprescindível primeiro entender o potencial de performance do nosso time. Podemos ter pessoas que já performam muito bem, alinhadas com nossas expectativas, mas que ainda podem ir além. Por outro lado, há aqueles que, apesar de estarem dando o máximo de si, podem não estar atingindo o nível esperado de desempenho, devido à distância entre suas capacidades e as expectativas estabelecidas.


Em uma dinâmica com líderes, essa realidade foi colocada à prova. Foram realizadas 3 voltas de 1.700 metros, cada uma com uma dinâmica diferente, simbolizando os variados ambientes de expectativa de performance.


Primeira volta - Autogestão: Colocamos cada líder para correr na qual ele buscaria a sua melhor performance, deixamos que cada um criasse sua estratégia.


Segunda volta - Liderança: Colocamos um líder para dar o ritmo, onde todos iriam desempenhar a mesma performance e chegariam juntos.


Terceira volta - Colaboração:  Juntamos duplas onde o primeiro colocado da primeira volta correria com o último e assim por diante. Foram orientados a criarem uma estratégia para a dupla, levando em consideração todos os ensinamentos adquiridos anteriormente.


Os resultados foram reveladores


Na primeira volta, o pace médio do grupo foi de 09:03 minutos, refletindo a diversidade de estratégias individuais. Na segunda volta, com a liderança unificando o ritmo, o pace médio aumentou para 10:22. No entanto, na terceira volta, a colaboração entre os participantes levou a uma melhoria significativa, com o pace médio reduzindo para 08:51.


Essa variação de ritmo reflete diretamente a influência do líder na equipe, destacando a importância de uma liderança eficaz para impulsionar o desempenho coletivo de maneira saudável. Além disso, a colaboração entre lideranças em busca de um desempenho aprimorado demonstrou resultados positivos, com o grupo conseguindo reduzir o tempo médio em dois pontos percentuais na última volta. Esses resultados ressaltam uma realidade fundamental: A performance de uma empresa nunca será maior do que a performance das pessoas seja de forma individual, coletiva ou de forma colaborativa.


 

Gostou do nosso conteúdo? Experimente acessar nosso outros conteúdos clicando na aba de conteúdos do menu acima !!!

Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais e marcar ou mencionar a Alperman!




Comentários


bottom of page